Dispositivo de Cheiro Digital – Um novo conceito de avaliação olfativa

Um estudo conduzido pelo médico otorrinolaringologista, Márcio Nakanishi, utilizou uma solução inovadora para medir a capacidade olfativa das pessoas: o MultiScent 20 Health, um Digital Scent Device da NoAr, Scent Tech Brasileira, especializada na tecnologia do Cheiro Digital.

O MultiScent 20 é um tablet portátil capaz de armazenar e liberar aromas individuais através de um jato seco, sem partículas. O dispositivo controla a quantidade e a duração da liberação do aroma na cavidade nasal por meio de uma interface digital com tela sensível ao toque, pontuando automaticamente a resposta e gerando um banco de dados.

Segundo o estudo, hoje, a maioria das clínicas medem a capacidade olfativa por meio de testes de olfato comuns, no entanto, existem variações consideráveis na confiabilidade desses testes, além da subjetividade da resposta do indivíduo, a falta de tempo por parte do pesquisador e o grau de concordância entre examinadores independentes, indicando assim a necessidade de treinamento e padronização dos testes.

Mas como funcionou o MultiScent 20 da NoAr neste estudo? O paciente responde a 40 perguntas de múltipla escolha; antes de cada pergunta, o dispositivo emite um cheiro através de um orifício, por 5 segundos; depois de sentir o cheiro, o paciente escolhe entre as 4 opções de respostas, dizendo de qual aroma se trata; ao final do teste, chega o resultado que pode medir se o olfato do paciente está normal, com algum grau de perda ou até perda total. Isso tudo em apenas 12 minutos.

A pesquisa foi realizada no Hospital Universitário de Brasília e contou com um total de 180 participantes, entre eles, profissionais da área da saúde, profissionais administrativos, assim como pacientes com algum distúrbio olfativo (rinossinusite crônica, com ou sem pólipos nasais) do ambulatório de rinologia.

Com o estudo foi possível comprovar que o DSD, dispositivo digital portátil e autoadministrado é viável para testes de avaliação olfativa. Além de ser um teste confiável, econômico e eficiente, ainda resultou em pontuações mais altas e menor variabilidade do que o SIT-40, teste mais utilizado hoje em dia.

O MultiScent 20 já tem o selo de aprovação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para operar no Brasil.

Anterior
Anterior

Noar celebra parceria com Rede Nikkei do Brasil

Próximo
Próximo

Noar Brasil lança tecnologia 4D inédita sobre a Amazônia na COP 28 em Dubai