Campanha Nariz Alerta aplica teste de olfato em 200 pessoas na Barra da Tijuca, RJ 

No final do mês de abril, a NoAr, empresa Digital Scent-Tech, lançou a Campanha Nacional de Conscientização Sobre o Olfato, “Nariz Alerta”, que tem como objetivo aumentar o conhecimento da sociedade sobre a perda do olfato, que pode ser um sinal precoce de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, e outras formas de demência.  

As pessoas vêm perdendo o olfato há séculos, mas somente a pandemia de covid-19 fez com que o mundo prestasse mais atenção ao olfato.  “Nós vimos agora nos últimos dois anos pós-COVID, quantas pessoas pelo problema viral, perderam o olfato. Então, o olfato é fundamental. Hoje tá sendo mostrado inclusive a importância dele no diagnóstico de doenças neurodegenerativas como o alzheimer”, explica Dra. Wilma Lima, Professora Titular de Otorrinolaringologia da FMRP USP.  

Estudos mostram ainda que cerca de 29% das pessoas têm alguma perda olfativa, sendo que um terço dessas pessoas não se dá conta do problema. As principais causas das perdas olfativas são sinusite, pólipos nasais, infecções respiratórias, lesões na cabeça, medicamentos, exposição a substâncias químicas irritantes e condições neurológicas.  

“Eu achei excelente. Primeiro que é uma iniciativa espetacular, eu sou portador de sinusite crônica, né? Então eu tenho muita dificuldade com o olfato, principalmente quando estou com crise. E isso foi muito bom, porque é mais um alerta que eu tenho que continuar monitorando minha saúde no otorrino”, destacou Adalberto Martins, que participou da ação. 

 
O lançamento da Campanha aconteceu no Rio de Janeiro e foi marcado pela ação de testagem de olfato em tenda instalada na Orla da Barra da Tijuca. Cerca de 200 pessoas se interessaram pelo tema e participaram do teste de olfato totalmente digital. Essa ação é a primeira de muitas que realizaremos ao longo da Campanha, que percorrerá diversas cidades do país.  

“Nesta ação, utilizamos um tablet que sai cheiro para fazer o teste, é algo novo, é uma patente da NoAr. Somos o primeiro device para fazer exame de olfato do mundo, porque até então esses exames só eram feitos com vidrinhos ou no papel raspe e cheire. E agora, pela primeira vez, as pessoas vão poder pesquisar, investigar várias deoenças através do olfato, pela facilidade que esse device trouxe”, explica Claudia Galvão, CEO da NoAr. 

Teste de Olfato Digital 

O tablet MultiScent20 da NoAr é capaz de armazenar e liberar até 20 cheiros diferentes de forma individual através de um jato seco, sem partículas. Como funciona o teste? 

  1.  O paciente responde às perguntas de múltipla escolha;  

  2. Antes de cada pergunta, o aparelho libera um cheiro por um pequeno orifício; 

  3. O tablet apresenta 4 opções de resposta – Você clica em sentir cheiro e seleciona uma das opções que você acha que corresponde ao cheiro que vc sentiu; e

  4. Ao final do teste, a plataforma gera um laudo com o número de acertos.

Explore nossa loja para conhecer mais sobre o Multiscent 20 e sua aplicação essencial em testes olfativos. Descubra como essa inovação pode contribuir para a avaliação precisa da saúde olfativa.

  

Anterior
Anterior

Noar Brasil introduz perfumaria 4D no metaverso na FCE Cosmetique 2024 

Próximo
Próximo

Do Brasil para o mundo: NoAr leva tablet Multiscent20 ao Japão