NoAr Brasil promove teste do olfato gratuito em São Paulo

Dois homens participam da Campanha Nariz Alerta. Um homem de camiseta branca com "Nariz Alerta" em azul usa um tablet que emite cheiros, ajudando um idoso de boné azul a responder ao teste do olfato.

Campanha Nariz Alerta - Testagem do olfato com tablet que emite cheiros no Rio de Janeiro

Campanha Nariz Alerta visa conscientizar a população sobre a saúde do olfato

No próximo dia 23 de junho, a NoAr, empresa de Digital Scent-Tech, realizará uma ação gratuita para testagem de olfato, das 12h às 17h, na Praça Cidade de Milão, próximo ao Portão 7 do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). Utilizando a tecnologia do cheiro digital, exclusiva no mundo, a ação faz parte da Campanha Nariz Alerta, uma iniciativa que visa aumentar o conhecimento da sociedade sobre a saúde do nariz e a importância do teste do olfato.

Os testes serão realizados com a tecnologia do cheiro digital, uma inovação 100% brasileira, que permite a realização de testes olfativos por meio de um tablet que emite cheiros. O público presente poderá interagir com o aparelho com o auxílio de especialistas no local. O Multiscent20 é o único tablet no mundo utilizado para avaliação olfativa.

A Relação entre Alzheimer e a perda do olfato

Estudos mostram que cerca de 29% das pessoas têm alguma perda olfativa, sendo que um terço dessas pessoas não se dá conta do problema. As principais causas das perdas olfativas são infecções respiratórias, lesões na cabeça, medicamentos, sinusite, pólipos nasais, exposição a substâncias químicas irritantes e condições neurológicas. Além disso, o olfato pode ser um marcador biológico precoce de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer e Parkinson. No caso do Alzheimer, por exemplo, estudos mostram que a perda da capacidade de sentir cheiros pode ocorrer entre 3 a 5 anos antes do surgimento de outros sintomas.

O Alzheimer é uma condição que afeta principalmente pessoas acima dos 65 anos, sendo o principal tipo de demência no mundo, responsável por aproximadamente 70% dos casos de demência. A estimativa é que cerca de 50 milhões de pessoas vivem com a doença, número que deve aumentar nos próximos anos devido ao envelhecimento da população.

"O olfato é um sentido no qual ninguém presta muita atenção, e ninguém nunca fez teste, porque não existia antes. Você vai ao otorrinolaringologista e ele não testa seu nariz. É muito importante que as pessoas tenham consciência de que o olfato pode ser um indicador de doenças neurodegenerativas e que, quando essas doenças são descobertas na fase inicial, é possível retardá-las", afirma Cláudia Galvão, CEO da NoAr.

O teste de olfato é gratuito e aberto ao público. O atendimento acontecerá por ordem de chegada na Praça Cidade de Milão, das 12h às 17h.

A Campanha Nariz Alerta já ocorreu no Rio de Janeiro e aplicou mais de 200 testes olfativos. Essa é uma iniciativa da Noar Brasil, com patrocínio da Wheaton, com apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) e da Academia da Academia Brasileira de Rinologia.

Como funciona o teste de olfato digital com o tablet MultiScent20

O tablet MultiScent20 da NoAr é capaz de armazenar e liberar até 20 cheiros diferentes, que são inseridos no dispositivo na forma de cartuchos. O dispositivo controla o tempo de liberação do cheiro, que sai através de um jato seco, sem partículas.

  1. O paciente responde a perguntas de múltipla escolha.

  2. Antes de cada pergunta, o aparelho libera um cheiro por um pequeno orifício.

  3. O tablet apresenta 4 opções de resposta – você clica em "sentir cheiro" e seleciona a opção que acha que corresponde ao cheiro que sentiu.

  4. Ao final do teste, a plataforma gera um laudo com o número de acertos.

Serviço

O que: Teste de Olfato - gratuito

Quando: 23 de junho (domingo)

Horário: 12h às 17h

Onde: Praça Cidade de Milão, próximo ao Portão 7 do Parque Ibirapuera - São Paulo (SP).

Sobre a NoAr

A NoAr é uma empresa de Digital Scent-Tech que acredita na importância das inovações para transformar vidas. Nossa missão é mudar o mundo através do olfato. Na saúde, queremos democratizar o acesso aos testes de olfato, oferecendo tecnologias que permitem sua aplicação de forma rápida, precisa e ágil.

Nosso desejo é melhorar a qualidade de vida e proporcionar experiências sensoriais significativas para transformar o invisível em algo palpável. Temos o compromisso de desvendar o potencial máximo do olfato, despertando as essências que revelam histórias, memórias e emoções, e formando conexões que transcendem os sentidos.

Anterior
Anterior

Campanha "Nariz Alerta" testou mais de 100 pessoas em São Paulo

Próximo
Próximo

Última tendência do universo dos cosméticos na FCE Cosmetique